quarta-feira, 27 de setembro de 2017

PLANO PASTORAL DA DIOCESE DE BEJA - 2017 / 2018


SOMOS POVO de DEUS,
CORPO de CRISTO e TEMPLO do ESPÍRITO SANTO!


Tomamos como lema para este ano: Somos Povo de Deus, Corpo de Cristo e Templo do Espírito. Somos Igreja Católica. Fomos batizados em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo, comunhão divina de amor de onde brota a vida divina que a Igreja tem a missão de anunciar ao mundo. Mergulhados neste mistério de Comunhão que é Deus, que é a Igreja, somos o novo Povo de Deus, somos o Corpo de Cristo, somos o Templo do Espírito Santo, e a nossa vida está dimensionada pelas três virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade.
Assim, conscientes daquilo que somos e daquilo que somos chamados a ser, com humildade e confiança no Senhor e apoiados na intercessão de Nossa Senhora e de S. José nosso padroeiro, propomo-nos:


Objetivo principal

Entrar mais profundamente no mistério da Igreja, conhecê-la por dentro, cultivar a comunhão e praticar a sinodalidade a nível diocesano, paroquial e familiar.


Objetivos parciais:

1- Promover a receção da Constituição Sinodal Diocesana;
2- Cultivar no presbitério diocesano uma verdadeira comunhão enraizada na humildade e na diaconia de Cristo;
3- Cultivar a reconciliação, a solicitude mútua, a corresponsabilidade e a comunhão entre os fiéis e praticar a sinodalidade na vida das paróquias.

Ações a nível diocesano:

1-      Retomar a tradição do encontro de confraternização do clero no dia 1 de maio, solenidade do padroeiro da diocese;
2-      Realizar alguns encontros do bispo com os padres mais jovens;
3-      Incentivar, sobretudo na cidade de Beja, a participação do clero e dos fiéis na Liturgia da Catedral, sobretudo quando presidida pelo bispo diocesano (1º domingo do Advento, noite e dia de Natal, 4ª-feira de Cinzas, 1º domingo da Quaresma, domingo de Ramos, Missa Crismal em 4ª-feira Santa, Tríduo Pascal, Vigília e dia de Pentecostes, Solenidade do Corpo de Deus, Aniversário da Dedicação da Sé em 31 de maio, Sagrado Coração de Jesus, titular da Catedral, e S. Sisenando, 24 de outubro).
4- No primeiro Domingo da Quaresma realizar-se-á na Catedral o Rito de Eleição para todos os catecúmenos adultos da Diocese que receberão os Sacramentos da Iniciação Cristã na Páscoa desse ano.

A nível arciprestal:

1-      Reformular as reuniões arciprestais;
2-      Promover peregrinações à Catedral por arciprestados para cultivar nos fiéis a consciência da sua pertença à Igreja diocesana;
3-      Promover ações de formação no Arciprestado e/ou motivar os fiéis para participarem, a nível diocesano ou nacional, naquelas que lhes dizem respeito.

A nível paroquial:

1-      Promover, sobretudo no tempo da Quaresma, uma autêntica conversão ao Evangelho traduzida na reconciliação com Deus e com os irmãos.
2-      Recuperar a Eucaristia Dominical como centro e fonte da vida cristã, e o Dia do Senhor como o primordial dia de festa da Comunidade cristã:
3-      Celebrar o Dia da Paróquia para fomentar o mútuo conhecimento dos diversos carismas, o diálogo e a colaboração harmoniosa entre as pessoas, movimentos e grupos que nela estão presentes e atuantes;
4-      Ler e aprofundar em grupos, ao longo do ano, os três primeiros capítulos da Constituição Sinodal e os números 51 e 52, e 62-63;
5-      Refletir com os jovens os “Lineamenta” em ordem ao futuro Sínodo dos Bispos;
6-      Incentivar a criação e o funcionamento dos Conselhos Pastorais e dos Conselhos Económicos;

A nível familiar:

1-      Incentivar e acompanhar a constituição de famílias cristãs autênticas, alicerçadas no amor de Cristo e na doutrina da Igreja;
2-      Implementar e fomentar o culto doméstico, a oração em família, a transmissão da fé e a obediência à lei de Deus e aos preceitos do Evangelho;
3-      Cultivar a vivência do Domingo em família.



Sem comentários:

Enviar um comentário