quinta-feira, 22 de setembro de 2016

DIA DIOCESANO


 

A palavra dos bispos



Irmãos presbíteros e diáconos, consagrados e consagradas, todos vós fiéis leigos, irmãos e irmãs no Senhor:

A Graça e a Paz estejam convosco!

É de prever que este ano pastoral fique marcado pela mudança. De facto, atingindo em breve a idade de 75 anos e passando D. António Vitalino a bispo-emérito de Beja quando o Papa Francisco assim o entender, ficará como bispo diocesano o atual bispo coadjutor. Mudam os pastores, mas permanece o único Pastor. Parafraseando S. Paulo, nós não olhamos para os pastores visíveis mas para o Invisível: os visíveis são passageiros, ao passo que o Invisível é eterno: Jesus Cristo Nosso Senhor é o Pastor Eterno, o Bom e o Belo Pastor que vos apascenta, cheio de amor e de sabedoria, por meio dos pastores da Igreja. Muitas vezes, apesar deles, apesar de nós! Esta circunstância sugere que intensifiquemos a nossa oração por quem sai e por quem entra e, obviamente, também por quem está e continua!
 
Como vos foi prometido e como vereis adiante, o nosso Programa Pastoral para este ano não é um ramalhete de ideias e propósitos mas uma pessoa, a Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Neste ano centenário das suas aparições em Fátima queremos colocar-nos, de um modo todo especial, sob o seu olhar materno. É tempo de a vermos e conhecermos com um olhar novo. Convidamos-vos para isso a entrar na sua escola de vida para reaprendermos a escutar as suas poucas e densas palavras e os seus muitos e fecundos silêncios e percorrermos com ela o caminho do discipulado na obediência a Cristo e no serviço humilde aos irmãos. Para isso vos apresentaremos em breve um conjunto de sete catequeses que serão porta aberta e mesa posta para todos os que desejem entrar na intimidade da nossa Mãe do Céu e receber das suas mãos o alimento da sabedoria.

Até ao dia 13 de Novembro continuamos a celebrar o Ano Jubilar da Misericórdia. São muitas e grandes as graças que a Igreja nossa mãe nos oferece da parte do Senhor neste Ano Jubilar para crescermos como filhos de Deus e nos tornarmos, como Igreja, Sacramento de Salvação para o mundo. Aproveitemos este tempo favorável para continuarmos a praticar as Obras de Misericórdia corporais e espirituais e para recebermos a Indulgência Plenária entrando pela Porta da Misericórdia na nossa Catedral, observando as condições devidas para a obter!
 

Receberão neste ano a visita pastoral do bispo as paróquias do arciprestado de Santiago do Cacém. Esperamos vivamente que essas visitas sejam momentos de evangelização, de celebração e de crescimento para cada uma das comunidades paroquiais.

Em contraste com o ano passado, este será um ano mais calmo, mais paroquial, vivido em casa com a Mãe, tal como se diz do patriarca Jacob. Foi com a ajuda da sua mãe que ele conseguiu a bênção do pai e se tornou herdeiro das promessas feitas por Deus a Abraão e a Isaac. É na convivência com Maria que cresceremos, durante este ano, como comunidades vivas na fé, na esperança e na caridade, a fim de podermos testemunhar a alegria do evangelho a tantos homens e mulheres que foram batizados mas desconhecem a graça e a misericórdia do Senhor.

Com Maria seremos Igreja viva!

 

+ António Vitalino

+ João Marcos

 

 


CONVITE E HORÁRIO DO DIA DIOCESANO




No dia 24 de setembro, sábado, a diocese de Beja realiza o DIA DIOCESANO, nas instalações do Centro Pastoral de Beja/Seminário, para o qual todo o clero, os consagrados e consagradas, os colaboradores dos serviços diocesanos e das paróquias estão convidados, e para a Eucaristia de encerramento, às 16,00 horas, todos os cristãos.

A seguir publicamos os horários do Dia Diocesano.

 


09.30 h. – Acolhimento

 

10.00 h. – Oração da manhã

 

10.30 h. – Apresentação por Arciprestados

 

10.35 h. – Plano Pastoral para 2016/2017 (D. João Marcos, Bispo Coadjutor

 

11.20 h. – Intervalo

 

11.45 h. – Trabalho de Grupos

 

12.50 h. – Almoço partilhado

 

14.00 h. – Ensaio de cânticos para a Eucaristia

 

14.15 h. – Plenário do Trabalho de Grupos

 

15.15 h. – Secretariados, Serviços e Movimentos

 
 

16.00 h. – Eucaristia




 


 

 
 
 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário